Loading...
#ASSEMBLEIAS #CONDOMÍNIOS #DICAS #SÍNDICO

​Quanto custa um síndico profissional?

Ter um síndico no condomínio é fundamental para o bom funcionamento das unidades, dos profissionais em geral que atuam no condomínio, assim como para a resolução de conflitos internos entre os moradores. Já abordamos aqui algumas obrigações desse profissional,clique aqui e saiba mais a respeito, antes de prosseguir.

Agora que você sabe mais sobre as funções de um síndico, consegue mensurar o quão valioso ele é.

QUANTO CUSTA UM SÍNDICO PROFISSIONAL

Isso depende do porte do condomínio e da disponibilidade que você deseja desse profissional. Normalmente você tem dois cenários, que são:

  • A pessoa já está atuando no mercado de trabalho e nas suas horas vagas também atua como síndico.
  • A pessoa atua exclusivamente como um síndico profissional, ou seja, todo o seu tempo é dedicado a essa profissão.

QUANTO GANHA UM SÍNDICO PROFISSIONAL

Existem três formas de remuneração de um síndico profissional, são elas:

  • Valor estipulado

Se refere ao valor estipulado pelo síndico. Existem profissionais que já atuam na área e que por isso já trabalham com um valor de remuneração pré estabelecido. Normalmente profissionais com este perfil de remuneração, são os mais caros.

  • Porcentagem da arrecadação mensal

Basicamente é repassado ao síndico uma porcentagem de 5% de tudo o que o condomínio arrecada.

  • Salários mínimos

Nessa categoria o síndico pode ganhar de 2 a 3 salários mínimos. O que pode variar de acordo com o número de moradores e estrutura do condomínio.

É importante dizer que todos os itens apresentados acima podem sofrer variações, de acordo com a complexidade de administração, carga horária dispendida, número de unidades e manutenção das áreas de lazer.

COMO CONTRATAR UM SÍNDICO?

Normalmente, em uma assembleia ordinária é apresentado orçamento com candidatos interessados em preencher a vaga e os valores de remuneração. Existe ainda a possibilidade onde as próprias pessoas (moradores) presentes na assembleia também podem se candidatar a vaga.

Após a votação é escolhido o novo síndico e a ata da assembleia é registrada em cartório, dando fé a todo o processo de seleção. Importante dizer que caso o síndico profissional seja escolhido, deverá ser realizado um contrato de prestação de serviço, sinalizando por quanto tempo o mesmo atuará no condomínio.

DEVO ESCOLHER UM SÍNDICO PROFISSIONAL OU SÍNDICO MORADOR DO CONDOMÍNIO?

Os condomínios normalmente atuam com orçamentos apertados, ou seja, a contratação de um síndico profissional, muitas vezes é visto como mais uma despesa e não um investimento.

Outro fator relevante é que o síndico morador do condomínio, já conhece mais a fundo todas as necessidades dos moradores e atua em um regime de horários mais flexível, o que garante uma agilidade a mais na resolução de problemas.

QUERO SABER O QUE UMA ADMINISTRADORA PROFISSIONAL PODE FAZER PELO MEU CONDOMÍNIO

Quer saber o que uma administração profissional pode fazer pelo seu condomínio. clique aqui e peça uma proposta!

LEIA MAIS

Mais postagens