A prova do Enem prevista para 2020 acontece no próximo ano e em formato digital. #PraCegoVer grafite de homem grafitando a frase ‘um por todos e todos por um’.

Em um ano atípico para os estudantes, a prova do Enem 2020 irá acontecer no primeiro semestre de 2021 e de um jeito diferente: além do método tradicional, a presença do método digital é a grande novidade do vestibular mais importante no Brasil.

Devido à pandemia do Coronavírus, o Ministério da Educação (MEC) optou por antecipar a realização da prova digital, antes prevista para começar no ano de 2026. Em formato piloto, a modalidade será estreada para apenas 2% dos mais de 5 milhões inscritos no ano de 2020.

Entretanto, quando se trata de Enem, é comum surgirem dúvidas entre os vestibulandos: sobre datas, o que estudar e as novidades da edição. Portanto, acompanhe o texto abaixo para inteirar-se sobre todas as mudanças que essa edição incomum preparou para todos seus participantes. 

Prova Enem 2020: Quando Vai Ser?

Em um ano diferente, o MEC teve que se adaptar. A solução encontrada pelos responsáveis foi o adiamento da prova e, em alguns casos, a realização de uma parte em modo digital.

De acordo com o novo cronograma, as provas impressas serão realizadas nos dias 17 e 24 de janeiro enquanto as provas digitais nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Aqueles que sofrem com possíveis problemas na plataforma digital, poderão repeti-la nos dias 24 e 25 de fevereiro.

No entanto, a decisão do adiamento da prova causa polêmica entre os docentes do país. Segundo eles, mesmo com o adiamento o tempo é insuficiente e apertado para os vestibulandos absorverem todo o conteúdo. 

Prova Enem 2020: O Que Estudar?

A grade curricular e o conteúdo cobrado é o mesmo visto no ensino médio, contextualizado para 4 áreas de conhecimento, são elas: 

  • linguagens e códigos – Português, Literatura e Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol);
  • ciências humanas – História, Geografia, Filosofia e Geografia;
  • ciências da natureza – Biologia, Física e Química;
  • matemática;
  • redação.

A redação é sempre um dos assuntos mais comentados da prova do Enem durante o ano letivo nas aulas de ensino médio, e o tema é sempre um suspense para todos. Contudo, mesmo não sabendo o tema da redação, é possível tirar uma nota alta na matéria, basta entender quais são as características e exigências da correção da prova, como:

  • domínio da norma-padrão da língua escrita;
  • organização das informações e argumentos;
  • correta aplicação da lógica;
  • apresentação de proposta de intervenção para o problema.

Além de compreender esses pontos, é importante que você se mantenha atualizado sobre o que acontece durante o ano no Brasil e treine redações de anos anteriores para ter contato com temas já propostos pelo MEC. 

Como Estudar Para a Prova?

Primeiramente, é necessário estabelecer uma rotina de estudos. Para isso, conhecer seu dia a dia é muito importante para poder definir horários de estudos fixos e, de preferência, em locais calmos, que minimize as distrações.

Logo, com os horários de estudos já determinados, crie um cronograma para organizar o tempo que você irá destinar para cada matéria, e não esqueça de reservar mais tempo para as matérias que você sente mais dificuldade.

Além disso, conhecer a maneira como você melhor absorve o conteúdo, em videoaulas ou estudos em grupo, por exemplo, é fundamental para que tenha sucesso na prova do Enem 2020.

Essa será a funcionalidade da prova Enem 2020 e as novidades do vestibular para o ano. É importante não perder tempo, já que o calendário é apertado e certamente dar conta de todo o conteúdo é um diferencial para se dar bem na prova.

Você gostou do texto? Compartilhe com seus amigos e familiares para que fique por dentro da prova que oportuniza estudantes brasileiros a ingressarem na faculdade pública, mesmo neste ano tão atípico.

Autor

Atua como Gestor de Aluguéis Administrativo há mais de 20 anos na Fuhro. Com vasta expertise em relacionamento e gestão, junto às equipes de Relacionamento e Conservação Patrimonial, intermedia as relações entre proprietários e locatários, reforçando as soluções que a Fuhro Souto tem a oferecer no mercado imobiliário.

Escrever Comentário