Anualmente, o Brasil registra cerca de 68 mil novos casos e 15 mil mortes causadas pelo câncer de próstata. Esse tumor é o tipo mais comum entre os homens brasileiros acima de 50 anos, perdendo apenas para o câncer de pele.

Dessa maneira, o movimento Novembro Azul tem como objetivo divulgar informações sobre a doença e incentivar a população a utilizar os métodos indicados para prevenção.

Para apoiar essa causa que salva milhares de vidas e conscientizar você acerca do câncer de próstata, neste post, reunimos informações sobre o Novembro Azul e os métodos de tratamento e prevenção da doença e a importância de ter atitude preventiva. Boa leitura!

Descubra a Importância da Campanha Novembro Azul

Para levar informação e promover o alerta para saúde do homem, o Instituto Lado a Lado pela Vida  (LAL) realiza, desde 2008, a campanha do Novembro Azul, criando iniciativas para promover a mudança de comportamento dos homens, para que desenvolvam o hábito de ir ao médico regularmente.

Mesmo com ações de alerta da campanha para realização dos exames que podem detectar o câncer de próstata em estágio inicial, muitos homens ainda resistem em seguir as recomendações de prevenção da doença por medo ou até mesmo preconceito. 

Por isso, a campanha é essencial como meio de informação e também de incentivo e apoio à população masculina, a fim de acabar com os mitos e preconceitos existente acerca da doença e dos exames de detecção do câncer, como o exame de toque retal. 

Logo, continue a leitura e entenda o que é o câncer de próstata e quais as formas de tratamento e prevenção da doença. 

Entenda o Que é o Câncer de Próstata

A próstata é uma glândula situada logo abaixo da bexiga e à frente do reto, ela é responsável pela produção dos nutrientes e fluidos que constituem o esperma. O câncer de próstata é um tumor que se instala numa área qualquer da glândula e, conforme cresce, vai ocupando gradativamente a próstata e prejudicando seu funcionamento. 

Em fases mais avançadas da doença, o paciente pode sentir dificuldade para urinar, ardor e jato urinário fraco, apresentar gotejamento de urina e dor ou presença de sangue na urina e no esperma. Com o passar do tempo, as células malignas atingem os linfonodos da região, caindo na corrente sanguínea e espalhando-se para outros órgãos.

Se você quiser saber mais informações sobre as opções de tratamento e métodos de prevenção da doença continue a leitura.

Saiba Mais Sobre o Tratamento e os Métodos de Prevenção da Doença

A indicação do tratamento vai depender de vários aspectos, tais como: o estágio da doença, o estado de saúde do enfermo e a expectativa de vida. Em casos de tumores em estágio inicial, há a opções menos agressivas à saúde do paciente e, em casos mais avançados, o indicado é a cirurgia, radioterapia, imunoterapia, quimioterapia, entre outros.

Além disso, o exame de toque retal e o de PSA (Antígeno Prostático Específico) são os principais meios para detectar a doença precocemente, quando as chances de cura são maiores e os tratamentos menos invasivos. 

Outro fator importante é a prevenção e controle da doença por meio de hábitos saudáveis e melhorias na qualidade de vida, como manter uma boa alimentação e praticar atividades físicas regularmente. 

A recomendação médica é de que os homens a partir de 50 anos realizem o exame de próstata pelo menos uma vez ao ano. Porém, caso existam fatores de risco, como familiares que tiveram a doença, por exemplo, homens com idade inferior a 50 anos também devem realizar o exame.

Conheça a Importância de ter Atitude Preventiva 

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce através da prevenção da doença, por meio do acompanhamento médico e realização dos exames anualmente. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o tratamento para quem identifica precocemente o câncer de próstata chega até a 90% de cura.

A Imobiliária Fuhro Souto  apoia e valoriza essa causa. Por isso, incentivamos o acesso à informação como forma de conscientizar e alertar o público sobre o assunto. Procure seu médico e realize os exames regularmente. 
Se você gostou deste texto, comente abaixo! Não deixe também de compartilhá-lo com seus amigos e familiares em suas redes sociais. Promova a conscientização sobre o Novembro Azul!

Rodrigo Fuhro Souto
Autor

Com 34 anos de atuação no mercado imobiliário pelotense, nós, da Fuhro, estamos sempre em busca de melhoria contínua. Queremos oferecer aos nossos clientes e colaboradores oportunidades incríveis de relacionamento. Temos nisto nosso principal objetivo enquanto empresa: fazer de nosso trabalho um atalho para a realização de muitos sonhos. Há 3 anos à frente deste segmento, venho reforçar nosso compromisso em criar uma equipe que transmita aos nossos clientes aquilo que mais cultivamos: experiências incríveis.

Escrever Comentário