Você está procurando uma região com completa infraestrutura para comprar ou alugar um imóvel em Pelotas? Então, conheça o bairro Areal, um dos principais bairros da cidade!

Localizado na zona leste de Pelotas, o bairro apresenta diversas lojas, pontos turísticos e ótimas opções de lazer e transporte.

Portanto, se você deseja saber mais sobre o bairro Areal, convido você a ler este post e conferir as principais características da região, suas atrações e os pontos próximos. Boa leitura!

Descubra as Características do Bairro Areal 

Localizado na zona leste da cidade, o Areal tem, aproximadamente, 78.247 habitantes e apresenta como principais vias de acesso a Av. Domingos de Almeida e Av. São Francisco de Paula.

Avenida Domingos de Almeida

A região, sem dúvida, é um importante espaço social e cultural, afinal, essa localização representa o início do surgimento do primeiro perímetro urbano da cidade, no período de implantação das Charqueadas.  O bairro Areal é uma das áreas em maior desenvolvimento na cidade e, também, um dos maiores e mais antigos bairros. 

O bairro apresenta as principais avenidas e ruas da cidade, nelas, interligam-se outros pontos importantes de Pelotas. Além disso, conta com transporte urbano que conduz os estudantes a algumas das unidades acadêmicas da UFPel, como o campus I da Universidade Católica de Pelotas, Instituto de Ciências Humanas (ICH) e Campus II da Universidade Federal de Pelotas. 

Atrações do Bairro Areal

Assim como outros bairros da cidade, o bairro Areal apresenta diversas atrações e pontos turísticos de lazer para você e sua família. Abaixo, você confere algumas dessas atrações. Confira! 

Museu da Baronesa

Entrada do Museu da Baronesa
Museu da Baronesa

O museu da Baronesa é um dos principais pontos turísticos da cidade de Pelotas. Construído em 1863, representa uma parte do período colonial brasileiro, pois conta com o acervo arquitetônico do século XIX e objetos de decoração e vestimenta da época. 

Em 25 de abril de 1982, o museu foi inaugurado e, em 1985, tombado como patrimônio histórico municipal. Conforme a Secretaria de Esporte Cultura e Lazer, o local recebe cerca de 150 visitantes por semana, para conhecer sua história e atrações.

Além da possível visita ao museu para adquirir conhecimento, a Baronesa também é uma ótima alternativa de lazer, pois conta com uma extensa área verde, onde muitas pessoas se reúnem para atividades culturais e esportivas, sendo o ambiente perfeito para um tomar um chimarrão com a família ou os amigos.

Charqueadas 

Além do Museu da Baronesa, o bairro Areal conta com quatro charqueadas: a charqueada Santa Rita, São João, Costa do Abolengo e a Boa Vista, que estão disponíveis para visitação e até mesmo estadia.

Algumas possuem passeios de barco pelo Arroio Pelotas, museus com artigos do século XIX, além de serem lugares bastante procurados na cidade para a realização de eventos, principalmente casamentos e aniversários. 

Rótula Domingos de Almeida e São Francisco de Paula

Shopping Pelotas 

Essa região dispõe também do Shopping Pelotas, com lojas, praça de alimentação, cinema e serviços essenciais, como farmácias e terminais bancários, o empreendimento agrega valor e desenvolvimento ao bairro.

Sendo uma ótima opção de lazer, é um dos lugares mais procurados para aproveitar o final de semana com a família e amigos.

Parque Una 

Próximo ao Shopping Pelotas, você encontra o Parque Una, um bairro planejado e inovador, que conta com prédios residenciais, comerciais, lojas e restaurantes. Além disso, possui diferentes áreas de lazer, com espaços que incentivam a convivência e a valorização da cultura local.

A seguir, você encontra informações sobre as proximidades do bairro Areal. 

Conheça as Proximidades do Bairro Areal 

O bairro Areal conta com transporte público que passa em diversos pontos da cidade, realizando, inclusive, o trajeto até o centro, onde se concentra a maior parte das atividades comerciais e financeiras.

Próximo ao Areal, você tem, ainda, a Praia do Laranjal, com pousadas, restaurantes e bares, além de oficinas de esportes, bem como shows musicais e passeios de escuna que movimentam os fins de semana na praia.

Diga-me, este texto ajudou você a conhecer melhor o bairro Areal? Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco pelo WhatsApp ou acesse nosso site.

E não deixe de compartilhar este post com seus amigos e familiares nas suas redes sociais!

Rodrigo Fuhro Souto
Autor

Com 34 anos de atuação no mercado imobiliário pelotense, nós, da Fuhro, estamos sempre em busca de melhoria contínua. Queremos oferecer aos nossos clientes e colaboradores oportunidades incríveis de relacionamento. Temos nisto nosso principal objetivo enquanto empresa: fazer de nosso trabalho um atalho para a realização de muitos sonhos. Há 3 anos à frente deste segmento, venho reforçar nosso compromisso em criar uma equipe que transmita aos nossos clientes aquilo que mais cultivamos: experiências incríveis.

Escrever Comentário