O bairro Porto é uma ótima opção para quem busca morar em um lugar tranquilo e com uma boa infraestrutura. Localizado a 10 minutos do centro da cidade, o bairro é de fácil acesso aos moradores e visitantes.  

A cidade de Pelotas conta com diversas áreas de lazer, e o bairro Porto, como traz no nome, destaca-se devido ao porto localizado à margem esquerda do canal de São Gonçalo, ligando as lagoas Mirim e dos Patos, o famoso Quadrado e, ainda, pelos prédios industriais históricos que, hoje, fazem parte da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).  

Para ajudá-lo a conhecer melhor esse bairro da cidade, convido você a ler este post e conferir a beleza, as atrações e a infraestrutura desse espaço. Boa leitura!

Descubra a Beleza do bairro Porto

Localizado na zona sul da cidade, há muitos anos, o Porto de Pelotas foi responsável por receber os materiais utilizados pela maioria das indústrias pelotenses e exportar as riquezas produzidas na cidade.

No bairro Porto, encontra-se o maior número de muros grafitados em Pelotas, com graffiti, bombs, tags e painéis. Por ser um bairro com antigas edificações, as paredes dos antigos engenhos ganham cor e tornam-se telas aos moradores e artistas pelotenses. 

O bairro porto destaca- se, ainda, pelo Quadrado, que, atualmente, é um espaço de lazer muito movimentado pelos moradores que procuram um espaço para descansar com a família, tomando um mate e vendo o pôr do sol, pois é possível apreciar toda a paisagem do porto às margens do São Gonçalo e também observar a ponte que liga as cidades de Pelotas e Rio Grande. 

Além disso, o bairro possui muitos bares e restaurantes, seja para quem procura fugir da rotina e aproveitar a gastronomia local ou somente tomar um cafezinho à tarde. Sem contar nas diversas opções que vão desde comida japonesa, vegana a restaurantes com culinária brasileira típica. 

Conheça a Infraestrutura do Bairro Porto

A região, sem dúvida, é desde sempre, um importante espaço social e cultural, devido ao porto de Pelotas e às indústrias locais, que, atualmente, abrigam os principais prédios da universidade federal, como o prédio Anglo,Cotada, Instituto de Ciências Humanas (ICH) e o Centro de Artes. 

O bairro porto conta com transporte público que passa em diversos pontos da localidade e realiza trajeto até o centro da cidade de Pelotas, onde se concentra a maior parte das atividades comerciais e financeiras da cidade.  

A arquitetura do bairro é bem característica, além da presença de prédios industriais, as casas e prédios também possuem peculiaridades, alguns prédios antigos como a Igreja Sagrado Coração de Jesus e o antigo frigorífico Anglo, atual campus da UFPEL.

Além disso, o bairro conta com todos serviços essenciais que você necessita, como  supermercados, farmácias, caixas eletrônicos, postos de combustíveis e etc.  

Bairro Porto com a Igreja Sagrado Coração de Jesus ao fundo

Saiba mais

O bairro Porto é um bairro agradável e com muitas opções de lazer para você e sua família aproveitarem o tempo livre: seja visitando o quadrado ou indo às feiras de rua e eventos culturais. 

Você gostou do texto? Compartilhe com seus amigos e familiares para que eles conheçam um pouco mais sobre o bairro.

Leia o nosso blog  e visite nossas redes sociais para saber mais sobre esse e outros bairros

Está procurando um imóvel no bairro Porto? Acesse nosso site e conheça alguns imóveis que estão para vender e alugar. Se você tem alguma dúvida, entre em contato conosco pelo WhatsApp.

Ficaremos felizes em ajudar você!

Rodrigo Fuhro Souto
Autor

Com 34 anos de atuação no mercado imobiliário pelotense, nós, da Fuhro, estamos sempre em busca de melhoria contínua. Queremos oferecer aos nossos clientes e colaboradores oportunidades incríveis de relacionamento. Temos nisto nosso principal objetivo enquanto empresa: fazer de nosso trabalho um atalho para a realização de muitos sonhos. Há 3 anos à frente deste segmento, venho reforçar nosso compromisso em criar uma equipe que transmita aos nossos clientes aquilo que mais cultivamos: experiências incríveis.