O Programa Casa Verde e Amarela visa aprimorar o Minha Casa Minha Vida. #PraCegoVer placa do programa.

O Programa Casa Verde e Amarela é uma iniciativa do governo Bolsonaro que visa aprimorar os programas habitacionais vigentes no Brasil. Diferente do que muitos pensam, o novo programa não tem a intenção de substituir o Programa Minha Casa Minha Vida, mas aperfeiçoá-lo.

Se você deseja entender a nova proposta do atual governo e quais mudanças provoca nos programas habitacionais brasileiros, leia este post. Aqui, explico para você o que é o programa Casa Verde e Amarela e os fatores que o diferenciam do Minha Casa Minha Vida.

Programas Habitacionais no Brasil

Desde 2009, famílias brasileiras de baixa renda beneficiam-se do programa habitacional Minha Casa Minha Vida (MCMV). O programa, marco da gestão do ex-presidente Lula (Partido dos Trabalhadores – PT), possibilitou a muitos brasileiros a aquisição do primeiro imóvel.

Milhares de pessoas saíram do aluguel devido às facilidades oferecidas pelo MCMV, o que, à época do lançamento do programa, era uma realidade distante. Para você entender melhor como funciona o programa habitacional, abaixo, separei os principais destaques do Minha Casa Minha Vida.

Facilidade no financiamento

Na modalidade de financiamento imobiliário, é sempre solicitado aos compradores um valor de entrada. Em geral, esse valor é de 30% do valor total do imóvel, mas isso para os financiamentos comuns.

Para aqueles que se beneficiam do programa MCMV, o valor de entrada pode ser de até 10% do valor do imóvel e, ainda, parcelado.  

Longos prazos para pagamento

No MCMV, o prazo para quitação da dívida do financiamento é de até 35 anos pela Caixa Econômica Federal, o que facilita a quitação da dívida sem a necessidade de renegociação de contrato com a instituição financeira. 

Baixas taxas de juros

As taxas de juros do MCMV variam de 5% a 8,66% ao ano, dependendo da renda das famílias que se beneficiam do programa. Essas taxas são acrescentadas nas parcelas mensais do financiamento.

Agora que você conhece os principais destaques do programa Minha Casa Minha Vida, está na hora de conhecer as propostas do Programa Casa Verde e Amarela. Continue a leitura para conhecê-las.

Programa Casa Verde e Amarela

O Programa habitacional Casa Verde e Amarela é uma proposta lançada pelo presidente Bolsonaro com o intuito de contribuir com o MCMV.

O objetivo do programa é garantir moradia digna e qualidade de vida à população brasileira, tendo como meta atingir 1,6 milhões de famílias de baixa renda até 2024.

De acordo com Rogério Marinho, ministro do Desenvolvimento Regional, isso será possível devido às taxas de juros, que serão as menores da história do país

O novo programa propõe mudanças significativas  e você pode conferi-las a seguir.

Diminuição de juros para financiamentos

Esta é uma das metas do programa: diminuir as taxas de juros dos financiamentos imobiliários. Assim, as prestações mensais de cada família que adquirir um imóvel pelo programa será significativamente baixa. Principalmente nas regiões Norte e Nordeste do país, onde as taxas serão ainda menores, de 4,25% ou 4,75%.

Inclusão de reformas com recursos públicos 

Em um processo de regularização fundiária, junto às prefeituras, as famílias podem receber auxílio do Governo Federal para realizarem melhorias na moradia adquirida.

Regulamentação fundiária

A regularização tem como objetivo garantir o direito social à moradia. Logo, a intenção é permitir que as famílias se tornem proprietárias de imóveis e, por consequência, seja levada mais infraestrutura aos locais de moradia. 

Essas são as principais propostas do novo programa habitacional Casa Verde e Amarela, que ainda está em análise.

Contudo, vale ressaltar que o intuito do projeto lançado pelo atual governo é aperfeiçoar e dar segmento ao programa criado pelo governo anterior.

Você gostou deste post? Ainda tem dúvida sobre o assunto? Deixe nos comentários suas questões e como podemos ajudá-lo a conquistar o sonho da casa própria. Compartilhe, ainda, as novidades do Programa Casa Verde e Amarela em suas redes sociais com seus amigos.

Você deseja mudar de bairro com a sua família? Passou na prova do Enem para Pelotas e procura um imóvel para alugar? Acesse o site da Fuhro Souto e confira as casas e apartamentos próximos à universidade que você vai estudar ou no bairro que deseja morar. Se você preferir, faça uma visita ou fale com um dos atendentes pelo WhatsApp. Para a Fuhro Souto, é um prazer ajudá-lo a encontrar o imóvel certo para alugar.

Gonçalves Chaves, 762 – Centro Pelotas/RS

Autor

Com 34 anos de atuação no mercado imobiliário pelotense, nós, da Fuhro, estamos sempre em busca de melhoria contínua. Queremos oferecer aos nossos clientes e colaboradores oportunidades incríveis de relacionamento. Temos nisto nosso principal objetivo enquanto empresa: fazer de nosso trabalho um atalho para a realização de muitos sonhos. Há 3 anos à frente deste segmento, venho reforçar nosso compromisso em criar uma equipe que transmita aos nossos clientes aquilo que mais cultivamos: experiências incríveis.

Escrever Comentário