
Este mês é marcado pela campanha do Outubro Rosa, que objetiva alertar sobre a importância da prevenção do câncer de mama e do diagnóstico precoce da doença.
O câncer de mama é o 2º tipo de câncer mais frequente no mundo e tem como alvo principal mulheres acima de 35 anos.
Para você ter ideia, dados do Instituto Nacional de Câncer estimam, apenas em 2020, 66.280 novos casos no Brasil até o presente momento.
A taxa de mortalidade causada pela doença também cresce consideravelmente devido ao diagnóstico tardio, ou seja, já em estado avançado.
Dessa maneira, a fim de combater o avanço do câncer de mama que a campanha do Outubro Rosa existe, para que as mulheres se conscientizem da gravidade da doença.
Continue a leitura deste post e descubra mais sobre a importância dessa campanha.
Como Surgiu o Outubro Rosa
Com início no ano de 1990, a campanha do Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos, quando ocorreu a primeira Corrida pela Cura.
Entretanto, somente em 1997 as entidades americanas de Yuba e Lodi começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença.
Atualmente, o movimento é comemorado em todo o mundo.
No Brasil, a primeira manifestação em relação ao Outubro Rosa foi em São Paulo, com a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, em 2002.
Contudo, somente em 2008 o movimento ganhou força com campanhas, eventos e, como no mundo todo, iluminação cor de rosa nos principais monumentos.
A popularidade da campanha cresceu e atingiu o mundo de um jeito lindo, elegante e feminino, unindo diversos povos por uma única causa.
O nome da campanha remete à cor do laço rosa, que representa, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
Compreenda abaixo o porquê da campanha ser tão importante para as mulheres e o mundo.
Entenda a Importância da Campanha
A campanha objetiva alertar todas as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.
Isso porque com a descoberta do câncer em período inicial, o tratamento apresenta chances maiores de cura.
É isso mesmo, quanto mais cedo comprovado o câncer de mama, maior a probabilidade de sucesso no tratamento.
Com isso, é indispensável que você entenda a importância da divulgação da campanha para a prevenção do câncer de mama.
Siga a leitura para entender como funciona o processo da doença, a fim de evitar surpresas.
Saiba os Processos do Câncer de Mama
- Prevenção
Orienta-se a todas as mulheres que busquem conhecer o próprio corpo, a fim de que, sempre que possível, façam o autoexame nas mamas através do toque.
De acordo com o Inca, não há uma técnica específica para realização do autoexame, o importante é sempre verificar se há pequenas alterações mamárias durante o toque.
Acredita-se também que por meio da alimentação, nutrição e diversas atividades físicas é possível reduzir os riscos de desenvolver o câncer de mama.
- Tratamento
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece todos os tipos de cirurgia para o paciente com câncer de mama.
O tratamento acontece por meio de uma ou várias medidas combinadas. Cabe ao médico avaliar e escolher o tratamento que melhor se encaixa na situação do paciente.
O Outubro Rosa é um mês dedicado às mulheres, mas a conscientização tem que ser de todos.
A Fuhro Souto incentiva a campanha para a luta contra o câncer de mama e reconhece que é de extrema importância a conscientização da sociedade brasileira.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o câncer de mama, promova a conscientização compartilhando o texto com seus amigos e familiares!