O Enem está chegando e você já escolheu qual faculdade fazer? #PraCegoVer jovem de cabelos longos sorrindo para foto.

Se você está prestes a fazer o Enem ou inscrever-se no Sisu e ainda não sabe qual faculdade fazer, não fique chateado ou aborrecido, isso é extremamente comum e basta ter calma para que esse processo seja apenas mais uma etapa vencida em sua vida.

Conflitos, indecisão, falta de orientação adequada e de autoconhecimento são alguns dos diversos motivos que podem causar dúvida na hora de escolher o curso para ingressar na vida acadêmica.

No entanto, para encontrar a faculdade que mais combina com você, é preciso ter cuidado com alguns aspectos, já que essa decisão tem impacto direto em seu futuro. Para tomar uma boa decisão, questões como a reputação e conceito da faculdade escolhida e até mesmo os aspectos estruturais e físicos são características que pesam na hora de optar por tal curso.

Se você está passando por esse momento, acompanhe este post com dicas práticas para acertar na escolha e evitar arrependimentos futuros, além de não jogar tempo e dinheiro fora. 

Qual Faculdade Fazer? 

Grande parte das pessoas ficam em dúvida sobre qual faculdade seguir e acabam tomando decisões precipitadas, escolhendo seu futuro de forma emocional e por impulso.

E, claramente, essa não é a melhor forma de decidir o futuro de sua vida. Portanto, para isso não acontecer, você precisa de um método. Analisar friamente a situação é essencial para você fazer uma boa escolha. 

Pegue uma caneta e papel na mão e anote as dicas a seguir para tomar a decisão certa e escolher qual faculdade fazer.

  • Pense em seu futuro: abra sua mente e pense: o que você se vê fazendo durante toda sua vida? Mas não se restrinja apenas a uma coisa, pense em todas as ideias e áreas possíveis.
  • Escolha uma das 3 grandes áreas: saúde, exatas ou humanas. 
  • Escolha uma opção viável: elimine as opções inviáveis, como por exemplo, se você escolheu a área da saúde mas não se vê como dentista, elimine a odontologia.
  • Análise tendências de mercado: é fundamental saber se existe mercado após a formação para a profissão escolhida, pois sua área precisa atender suas expectativas.

Faça um Teste Vocacional

Além de seguir as dicas acima, você pode também fazer um teste vocacional. Essa ferramenta é utilizada para que você identifique seus interesses e aptidões e, assim, encontre qual a melhor faculdade para você. 

Esse recurso ajuda muitos jovens a enfrentarem um bombardeio de informações e a pressão que antecede o Enem. Portanto, não perca tempo! Não fique na dúvida, siga as dicas e faça um teste vocacional com profissionais.

Você gostou deste post? Compartilhe com seus amigos e familiares para que saibam qual curso escolher na hora de fazer a inscrição no Sisu.

Ficou com alguma dúvida? Deseja alugar um apartamento? Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp ou acesse nosso site para conhecer nossos empreendimentos.
Acesse nosso blog e confira alguns textos sobre o Enem.

Fernando Teixeira
Autor

Atua como Gestor de Aluguéis Administrativo há mais de 20 anos na Fuhro. Com vasta expertise em relacionamento e gestão, junto às equipes de Relacionamento e Conservação Patrimonial, intermedia as relações entre proprietários e locatários, reforçando as soluções que a Fuhro Souto tem a oferecer no mercado imobiliário.