
Se você fez a prova do Enem, a cada 6 meses você tem a chance de concorrer a uma vaga no ensino superior gratuito. Isso graças ao Sisu, um sistema de seleção unificada que tem como objetivo atender aqueles que fazem o Enem.
A inscrição do Sisu, geralmente, é um evento de grande espera na vida dos estudantes, pois é o momento que tanto aguardam para poder ingressar na faculdade que sempre sonharam.
Para participar do processo de seleção do Sisu, é necessário inscrever-se no tempo hábil, para que seja possível fazer parte da seleção de forma gratuita.
No entanto, é comum que você se sinta perdido e tenha dúvidas durante o processo de ingresso na faculdade, pois é um momento de nervosismo para quem sonha com o momento. Por essa razão, continue a leitura para entender como funcionará o processo de inscrição do Sisu 2021.
Como Funciona a Inscrição do Sisu?
O Sisu não precisa ser o causador de sua dor de cabeça. Para realizar a inscrição no Portal, o candidato precisa somente seguir algumas regras estipuladas para hora de tentar uma vaga na rede pública de ensino.
O primeiro passo para não se perder nas inscrições do Sisu 2021 é ficar atento às datas previstas previstas no site, para que, assim, você se mantenha informado. Segue abaixo as datas:
Primeiro Semestre de 2021
- 22 a 27 de janeiro – abertura das inscrições;
- 22 de janeiro – resultado da chamada regular;
- 30 de janeiro a 04 de fevereiro – matrícula da chamada regular;
- 29 de janeiro a 05 de fevereiro – prazo para participar da lista de espera.
Segundo Semestre de 2021
- 04 a 07 de junho – abertura das inscrições;
- 10 de junho – resultado da chamada regular;
- 11 a 17 de junho – prazo para participar da lista espera;
- 12 a 17 de junho – matrícula de chamada regular;
- 19 de junho – convocação dos candidatos da lista de espera pela instituição de ensino.
Agora que você já sabe as datas para realizar a inscrição no Sisu, veja como funciona e como fazê-la.
Sisu: Dúvidas Sobre a Inscrição
Cada candidato deve inscrever-se no tempo estipulado pelo Sisu. Em seguida, o sistema seleciona os melhores candidatos de cada curso e convoca-os para apresentar os documentos exigidos para matrícula.
A inscrição é feita de forma online na página do Sisu e, depois disso, se tudo ocorrer bem com os documentos, o candidato aprovado e já pode cursar e frequentar as aulas, assim que período do ano letivo for iniciado.
Para facilitar seu entendimento e você fazer a inscrição do Sisu sem problemas, acompanhe, abaixo, o passo a passo:
- Acesse o site do Sisu 2021;
- clique em “fazer inscrição”;
- clique na próxima tela em “entrar com GOV.BR ou fazer cadastro;
- coloque seu número de inscrição e senha do Enem;
- confirme seus dados de contato;
- escolha seu curso de primeira opção;
- escolha seu curso de segunda opção;
Entenda Mais Sobre o Sisu
Ficou claro que, o Sisu é uma ferramenta que visa auxiliar e agilizar o processo de seleção do Enem e é extremamente acessível para que você faça sua matrícula e, por consequência, alcance o objetivo de ingressar na faculdade do seu sonho.
Porém, é de extrema importância ficar atento às datas, pois elas devem ser seguidas fielmente. Com isso, entende-se que a inscrição do Sisu não é um “bicho de sete cabeças”, basta você estar informado sobre o assunto para realizar o procedimento sem dificuldades.
Você gostou do texto? Compartilhe com seus amigos e familiares para eles também fiquem atentos como vai funcionar o Sisu 2021.