Rua do bairro Simões Lopes em Pelotas
Compre a sua casa própria com o programa Casa Verde e Amarela. #PraCegoVer rua do bairro Simões Lopes em Pelotas, com moto, carro e caminhão andando no meio da rua.

Você está buscando uma alternativa para conquistar a tão sonhada casa própria? O programa do governo Casa Verde e Amarela oferece subsídios exclusivos para pessoas com renda de até 7 salários mínimos mensais. Quer saber como aproveitar esse programa? A seguir, confira todas as regras para adquirir a sua residência pelo Casa Verde e Amarela. Boa leitura.

Qual a Diferença Entre o Minha Casa Minha Vida e o Casa Verde e Amarela?

O atual programa de subsídio do governo é semelhante ao Minha Casa Minha Vida (MCMV), no entanto, há algumas diferenças importantes, como a divisão da faixa de renda e a divisão de juros para cada grupo. Quer saber mais sobre as diferenças entre o Minha Casa Minha Vida e o Casa Verde e Amarela? Confira os tópicos seguintes.

Leia também: 5 Vantagens de Morar em um Bairro Planejado

Qual a diferença entre as faixas de renda dos Programas Minha Casa Minha Vida e Casa Verde e Amarela

A primeira diferença entre o programa Minha Casa Minha Vida e o programa Casa Verde e Amarela é a divisão da faixa de renda. Enquanto o antigo programa tem quatro faixas, o atual é dividido apenas em três. Na tabela a seguir, você pode conferir quais são as faixas e qual a renda mensal de cada uma delas.

tabela com a faixa de renda do minha casa minha vida e casa verde e amarela
Comparativo das faixas de renda dos programas Minha Casa Minha Vida e Casa Verde e Amarela

Qual a diferença entre os juros dos programas Minha Casa Minha Vida e Casa Verde e Amarela

A segunda principal diferença entre os programas é referente às taxas de juros. No antigo MCMV, a divisão era apenas entre cotistas e não cotistas do FGTS, mas no Casa Verde e Amarela há taxas de juros diferentes para as regiões Norte e Nordeste, pois contam com um Índice de Desenvolvimento Humano inferior em relação às outras regiões do país. Confira a seguir a tabela com as diferenças das taxas de juros entre os programas.

tabela com as taxas de juros dos programas minha casa minha vida e casa verde e amarela
Comparativo das taxas de juros dos programas Minha Casa Minha Vida e Casa Verde e Amarela

Confira as Novas Regras do Casa Verde e Amarela

Com a mudança do Minha Casa Minha Vida para o Casa Verde e Amarela, há também novas regras indicando quem pode receber o subsídio. Abaixo, você encontra a lista de pré-requisitos para participar do programa:

  • possuir renda familiar mensal bruta de até R$ 7 mil;
  • ser maior de 18 anos ou emancipado;
  • não possuir um imóvel próprio na cidade em que mora ou trabalha;
  • não estar participando de um financiamento habitacional ativo;
  • morar ou trabalhar na mesma cidade onde tem interesse de comprar o imóvel.

Se você atende a todos esses pré-requisitos, está apto para participar do programa. O próximo passo é comprovar para a Caixa Econômica Federal a sua condição financeira realizando a simulação no site oficial da CEF. No próximo tópico, vamos mostrar para você como fazer a simulação na Caixa Econômica Federal.

Entenda Como Fazer a Simulação na Caixa Econômica Federal

Para fazer a simulação na Caixa Econômica Federal, primeiro, é necessário separar os documentos que comprovem sua renda. A seguir, apresentamos a lista do que você precisa ter em mãos na hora de realizar a simulação:

  • comprovação de renda (holerite/contracheque);
  • documentos de identificação (RG E CPF);
  • comprovação de estado civil (certidão de nascimento para solteiros; certidão de casamentos para casados; certidão de casamento averbada para divorciados);
  • comprovante de residência atual;
  • declaração de contribuição do imposto de renda.

Para os autônomos, a comprovação de renda deve ser realizada através do extrato bancário de pessoa física.

A simulação deve ser realizada no site oficial da Caixa Econômica Federal, acesse este link para ir direto para a página. Com a simulação realizada e aprovada, você pode entrar em contato com a construtora para solicitar o seu imóvel através do programa Casa Verde e Amarela. 

Você gostou deste post? Então, comente, abaixo, como podemos ajudá-lo a conquistar a casa própria e compartilhe esta novidade sobre o programa Casa Verde e Amarela em suas redes sociais com seus amigos.

Você está à procura de um imóvel para investir? Acesse o site da Fuhro Souto e confira os melhores imóveis de Pelotas. Se você preferir, faça uma visita ou fale com um dos corretores pelo WhatsApp. Para a Fuhro Souto, é um prazer ajudá-lo a encontrar o imóvel de seus sonhos.

Félix da Cunha, 670 – Centro Pelotas/RS.

Autor

Com 34 anos de atuação no mercado imobiliário pelotense, nós, da Fuhro, estamos sempre em busca de melhoria contínua. Queremos oferecer aos nossos clientes e colaboradores oportunidades incríveis de relacionamento. Temos nisto nosso principal objetivo enquanto empresa: fazer de nosso trabalho um atalho para a realização de muitos sonhos. Há 3 anos à frente deste segmento, venho reforçar nosso compromisso em criar uma equipe que transmita aos nossos clientes aquilo que mais cultivamos: experiências incríveis.

Escrever Comentário