Veja as dicas que nossa equipe preparou para você entrar 2021 na universidade. #PraCegoVer jovem sério olhando fixo para frente.

Você sabe como estudar para o Enem? Saiba que não é uma tarefa fácil, pois requer disciplina e muito foco, principalmente, quando você não conta com o auxílio de um cursinho.

Antigamente, a ordem de conquista de um estudante era formar-se no ensino médio e, na sequência, iniciar a vida universitária. No entanto, devido à maior complexidade das provas, sobretudo de alguns cursos universitários, um item foi acrescentado na lista: o cursinho pré-vestibular.

Devido à alta concorrência por uma vaga em uma universidade federal, boa parte dos vestibulandos recorrem a cursinhos para dar um gás nos estudos e buscar a aprovação no curso desejado.

Entretanto, mesmo com a concorrência crescendo, histórias como a da Júlia mostram que o sonho da aprovação no vestibular pode tornar-se realidade.

A estudante de administração, 18 anos, é prova de que com muito foco e disciplina é possível ingressar na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A estudante que iniciou os estudos em 2018 conta que adquiriu uma rotina de estudos, a qual cumpriu diariamente durante o ano do vestibular.

Portanto, se você deseja ingressar na faculdade, confira, abaixo, como estudar para o Enem sem o auxílio de um cursinho pré-vestibular.

Como Estudar Para o Enem

É verdade que estudar para o Enem sem frequentar um cursinho é complicado e requer muito mais disciplina, pois, em casa, você não conta com as cobranças e os diversos simulados e exercícios passados pelos professores.

Porém, é possível driblar tudo isso e adaptar-se a uma boa rotina de estudos para que, ao final, sua meta seja atingida com sucesso: entrar na universidade.

Para isso, é preciso que você estude sua rotina e estabeleça um cronograma de estudos, de preferência em um lugar calmo, para que você consiga focar nos conteúdos propostos pela grade curricular do Enem.

Para realizar o cronograma de estudos, é essencial que você elenque e organize as matérias que mais tem dificuldade, para que dedique um tempo maior para elas.

Feito o cronograma de estudos, entenda que aprender a estudar sozinho é um ganho para a vida toda e não apenas para aprovar na prova do vestibular.

Agora que você já sabe como estudar, veja quais são os conteúdos abordados na grade curricular do Enem.

Fique de Olho na Grade Curricular do Enem

Não se apavore com a prova mais popular do Brasil, pois os conteúdos abordados pelo Ministério da Educação (MEC) na prova do Enem são os mesmos vistos no seu ensino médio e divulgados em seu site.

A prova é separada por áreas de conhecimento, veja:

  • Linguagens, códigos e suas tecnologias: língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação;
  • matemática e suas tecnologias;
  • ciências da natureza e suas tecnologias: química, física e biologia;
  • ciências humanas e suas tecnologias: história, geografia, filosofia e sociologia;
  • redação.

A propósito, uma redação bem feita pode ser um diferencial para você ir bem na prova e obter a aprovação. Para isso, é importante ficar atento às dicas, a seguir, para escrever uma boa redação.

Redação Nota Mil

A redação é um assunto muito abordado nas salas de aula de todo país e tem uma importância ímpar durante a correção da prova. Assim como a redação pode apresentar um diferencial positivo, pode também prejudicá-lo, caso não se encaixe nos padrões de um texto dissertativo.

Dessa maneira, entender a funcionalidade de um texto dissertativo é indispensável para garantir uma boa nota na redação. Portanto, entenda como elaborar um bom texto dissertativo:

  • domínio da gramática;
  • conhecimento sobre o tema;
  • compreensão de ideias sobre o tema;
  • exposição das ideias;
  • capacidade de síntese;
  • posicionamento pessoal;
  • desenvolvendo da argumentação.

Não Perca Tempo

Não perca tempo e comece agora a estudar, pois o conteúdo é extenso e requer muito empenho de sua parte para conseguir dar conta de toda grade curricular. 

Estudar para o Enem é um processo que deve ser encarado com compromisso e responsabilidade, pois a concorrência é alta e está cada vez mais preparada. 

Você gostou do texto? Compartilhe com seus amigos e familiares para que saibam que é possível encarar a prova do Enem estudando por conta própria.

Autor

Atua como Gestor de Aluguéis Administrativo há mais de 20 anos na Fuhro. Com vasta expertise em relacionamento e gestão, junto às equipes de Relacionamento e Conservação Patrimonial, intermedia as relações entre proprietários e locatários, reforçando as soluções que a Fuhro Souto tem a oferecer no mercado imobiliário.

Escrever Comentário