O subsídio é um recurso disponibilizado pelo governo federal para que você pague mais barato pelo seu imóvel próprio. #PraCegoVer atendente apresentando para o cliente a documentação de um empreendimento.

Se você deseja adquirir um imóvel, o subsídio é um recurso disponibilizado pelo governo que pode ajudá-lo a realizar esse sonho. Mas para que você e sua família possam usufruir desse benefício, é importante entender o que é subsídio, quais as suas taxas e como o pedido do financiamento pode ser feito. Continue a leitura para saber tudo que você precisa saber sobre como comprar seu imóvel pela Caixa. 

O Que é Subsídio?

O subsídio habitacional é um auxílio oferecido pelo governo federal para abater parte do valor de um imóvel. Isso significa que você recebe um desconto significativo do valor total a ser pago na residência. Há vários tipos de subsídios, como o Casa Verde e Amarela, antigo Minha Casa Minha Vida, um programa exclusivo para auxiliar as famílias brasileiras de baixa renda a conquistarem a casa própria.

Ainda que similares em muitos aspectos, o programa Casa Verde e Amarela recebeu algumas modificações, como uma nova divisão de grupos baseadas na renda familiar das famílias e taxas e descontos exclusivos para aqueles que residem na região norte e nordeste do país. Para entender como funciona o subsídio do programa Casa Verde e Amarela, selecionamos para você os critérios de avaliação e qual é a divisão dos grupos. 

O primeiro grupo corresponde a uma renda de até 2 mil mensais; o segundo até 4 mil reais mensais; e o terceiro até 7 mil reais mensais. Para cada grupo, há um valor diferente de subsídio, em que para o primeiro grupo, há um desconto de até 47,5 mil reais; para o segundo grupo, 29 mil reais; e para o terceiro grupo, não há subsídio. As taxas também variam de 4,25% até 8,16%, avaliado de acordo com cada família.

Para solicitar o subsídio, você precisa estar classificado em um dos três grupos do programa, e deve cumprir alguns critérios: ser brasileiro ou naturalizado; ter acima de 18 anos; não ter participado de nenhum programa habitacional; e não ter financiado nenhum imóvel. Se você cumpre todos os requisitos, pode solicitar o subsídio para comprar a sua casa. 

Leia também: Descubra Qual a Forma Mais Barata de Comprar um Imóvel 

Como Funciona o Subsídio? 

A primeira etapa para solicitação do subsídio habitacional é realizar a simulação online de financiamento no site da Caixa. Para realizar a ação, você precisa ter em mãos alguns documentos, como o CPF e RG, comprovante de renda e, em certos casos, a declaração de Imposto de Renda.

Com a simulação realizada, você deve ter reservado o dinheiro da entrada do imóvel, tendo em vista que o subsídio serve apenas para abater uma quantia do valor total do imóvel, diminuindo o valor das parcelas. Além disso, é necessário reservar alguma quantia de dinheiro para impostos e demais documentações necessárias para o financiamento. 

Após estar com o valor da entrada em mãos e simulação realizada, você pode solicitar, junto à construtora ou ao responsável pela venda do imóvel, o financiamento pelo programa Casa Verde e Amarela e aguardar a aprovação do subsídio. 

Caso você seja aprovado, basta iniciar o pagamento das parcelas do seu imóvel, que deve ser encerrada em até 30 anos. Após o encerramento das parcelas e quitação do imóvel, a propriedade deixa de pertencer ao banco e passa a pertencer a você.

Confira Como a Fuhro Pode Ajudar Você a Realizar o Sonho da Casa Própria

Se você está em busca da casa própria, um programa de subsídio habitacional facilita o processo de financiamento, pois, como apresentado, os juros são baixos e uma grande quantia do valor total do imóvel é abatida pelo Governo Federal. Caso ainda tenha dúvidas sobre o que é subsídio, entre em contato conosco para auxiliarmos você a realizar o sonho da casa própria. 

Você gostou deste post? Então, comente, abaixo, como podemos ajudá-lo a realizar o sonho da casa própria e compartilhe essa novidade em suas redes sociais com seus amigos.

Você está à procura de um imóvel para investir? Acesse o site da Fuhro Souto e confira os melhores imóveis de Pelotas. Se você preferir, faça uma visita ou fale com um dos corretores pelo WhatsApp. Para a Fuhro Souto, é um prazer ajudá-lo a encontrar o imóvel de seus sonhos.

Félix da Cunha, 670 – Centro Pelotas/RS.

Autor

Com 34 anos de atuação no mercado imobiliário pelotense, nós, da Fuhro, estamos sempre em busca de melhoria contínua. Queremos oferecer aos nossos clientes e colaboradores oportunidades incríveis de relacionamento. Temos nisto nosso principal objetivo enquanto empresa: fazer de nosso trabalho um atalho para a realização de muitos sonhos. Há 3 anos à frente deste segmento, venho reforçar nosso compromisso em criar uma equipe que transmita aos nossos clientes aquilo que mais cultivamos: experiências incríveis.

Escrever Comentário