Geralmente, pessoas que sonham em adquirir a casa própria, um bem para deixar para os filhos e netos ou, ainda, para poder utilizá-lo como fonte de renda extra, se perguntam sobre como funciona o financiamento de casas.

Ter um imóvel, sem dúvida, é o sonho da grande maioria, inclusive, também pode ser o seu. Contudo, com ele, também surgem muitas dúvidas, tais como aquelas relacionadas ao modo de compra.

Hoje, é possível adquirir um imóvel através de consórcio imobiliário, à vista (modalidade mais rara) e por financiamento imobiliário, que é o modo mais utilizado.

O financiamento, ainda que seja o mais requerido, geralmente, suscita inúmeros questionamentos e é comum recebermos mensagens sobre como funciona  essa modalidade de aquisição de imóveis.

Para ajudá-lo a entender um pouco mais sobre o assunto e alcançar o sonho da casa própria, elaborei este conteúdo com as principais dúvidas de nossos clientes, que podem também ser as suas. Boa leitura!

Entenda Como Funciona o Financiamento

Digamos que você tenha encontrado a casa que há muito tempo estava procurando, mas, infelizmente, não tem em mãos o valor exigido pelo proprietário do imóvel. Logo, para não perder a oportunidade, você pode optar por financiar o pagamento da casa. Mas, afinal, o que isso quer dizer?

Financiar o pagamento de um imóvel consiste em solicitar a uma instituição financeira o valor que precisa para comprá-lo. A instituição, por sua vez, avalia seu score e paga parte do imóvel, estabelecendo com você um contrato para que, em parcelas, devolva o valor emprestado. 

Contudo, enquanto você não quita o valor, o imóvel fica no nome da instituição que lhe emprestou o dinheiro. O que não o impede, é claro, de morar na casa, contanto que seja adimplente.

Em suma, o financiamento é um contrato de crédito que a instituição financeira concede a você para que consiga adquirir sua tão sonhada casa. Porém, existem diferentes tipos de financiamentos, que variam de acordo com cada banco. Portanto, você deve ficar atento às facilidades e taxas cobradas pelo seu banco para evitar surpresas.

Para você compreender um pouco mais sobre essa modalidade de compra, continue a leitura deste post e confira as respostas que preparei para as principais dúvidas daqueles que nos procuram a fim de adquirir um imóvel.         

Dúvidas Sobre Financiamento

Neste tópico, separei as dúvidas frequentes que recebemos de nossos clientes e que podem também ser as mesmas que você tem em relação ao financiamento imobiliário. Fique atento às respostas e entenda um pouco mais sobre como funciona o financiamento de casas. 

Qual o valor mínimo de entrada para financiar um imóvel? 

Você lembra quando coloquei que o financiamento imobiliário consiste em um contrato de crédito em que a instituição financeira lhe empresta parte do valor cobrado pelo imóvel?

Bem, deixe-me explicar melhor. O financiamento cobre apenas parte da quantia cobrada pelo imóvel, o restante do valor você deve oferecer como entrada.

Em geral, as instituições financeiras exigem 30% do valor do imóvel como entrada. Contudo, bancos como a Caixa Econômica Federal realizam financiamentos com porcentagens de até 10%, a depender, é claro, do tipo de imóvel, se novo ou usado, por exemplo.

Como financiar 100% um imóvel?

É improvável financiar 100% do valor de um imóvel, ainda que em programas habitacionais como o Casa Verde e Amarela do Governo Federal.

Todavia, tais programas governamentais permitem às pessoas com baixa renda parcelarem o valor de entrada. Ainda, caso não realize o financiamento pela Caixa, você pode tentar negociar com a instituição melhores condições de crédito imobiliário, ou seja, melhores taxas e juros para transação.

Qual a renda mínima para financiar um imóvel?

Não há uma regra relacionada à renda familiar e financiamento imobiliário. Contudo, as instituições consideram algumas variáveis a fim de garantir que você não se tornará inadimplente. 

Primeiro, você precisa ter um meio para comprovar sua renda familiar mensal, a soma do salário de todas as pessoas que moram com você. Ao calcular a renda de sua família, a financiadoras estabelecem a regra dos 30%. Isto é, o valor mensal das parcelas do financiamento não pode comprometer mais de 30% de sua renda da familiar. 

Dessa maneira, a renda mínima para o financiamento está diretamente ligada ao valor total do imóvel que estiver interessado e, consequentemente, do valor de entrada que der. 

Como simular um financiamento?

Como expliquei a você na questão acima, o valor das parcelas do financiamento não podem ultrapassar 30% do valor de sua renda familiar mensal.

À vista disso, você pode acessar o site da instituição em que pretende solicitar o financiamento e simular qual será o valor de entrada, bem como das parcelas e as taxas de juros incluídas na negociação. A simulação permite que você veja os detalhes do financiamento e escolha o que lhe traga maior benefício.

Abaixo, separei os simuladores de algumas instituições financeiras que podem ajudá-lo na hora de realizar seu sonho da casa própria. Confira.

Simulador Caixa

Simulador Banco do Brasil 

Simulador Santander

Simulador Bradesco 

Saiba mais

As dúvidas que você tinha em relação ao financiamento imobiliário foram respondidas? Espero que este texto tenha o ajudado a chegar mais perto do sonho de adquirir um imóvel próprio. Se você ficou com alguma dúvida, não hesite em entrar em contato nem deixe de comentar, abaixo, o que acho deste conteúdo. 

Para mais informações ou para saber mais sobre como funciona o financiamento de casas, acesse nosso site ou fale com de nossos atendentes pelo WhatsApp. Ainda, se preferir, venha até nossa sede para conversarmos!

Endereço: Rua Félix da Cunha, 670. Centro Pelotas/RS.

Autor

Com 34 anos de atuação no mercado imobiliário pelotense, nós, da Fuhro, estamos sempre em busca de melhoria contínua. Queremos oferecer aos nossos clientes e colaboradores oportunidades incríveis de relacionamento. Temos nisto nosso principal objetivo enquanto empresa: fazer de nosso trabalho um atalho para a realização de muitos sonhos. Há 3 anos à frente deste segmento, venho reforçar nosso compromisso em criar uma equipe que transmita aos nossos clientes aquilo que mais cultivamos: experiências incríveis.

Escrever Comentário