O consórcio imobiliário é a chance de você adquirir seu imóvel sem obter dívidas. #PraCegoVer foto colorida de casal conversando com corretor de imóveis.

Juntar dinheiro para comprar seu imóvel à vista ou para dá-lo como entrada em um financiamento? 

Você não precisa optar por uma alternativa nem outra, existem outros meios de você adquirir o tão sonhado apartamento.

O consórcio de imóveis, por exemplo, é uma possibilidade intermediária que realiza seu sonho da casa própria e, ainda, com baixos custos mensais.

A modalidade consiste em grupos de pessoas interessadas em comprar um imóvel e que, mensalmente, pagam cotas individuais.

Essas cotas têm variações de créditos e prazos e oferecem aos consorciados a opção de definir qual valor melhor se adequa ao seu orçamento.

Se você ficou interessado e deseja saber mais sobre o consórcio de imóveis e as vantagens que oferece, acompanhe este post.

E não esqueça de, ao final, comentar o que achou. Tenho certeza que as 5 vantagens que separei para você irão convencê-lo a adquirir o consórcio imobiliário.

Boa leitura.

Como Funciona o Consórcio de Imóveis

Antes de explicar o que é e como funciona o consórcio de imóveis, é importante que você saiba que existem outras modalidades de consórcios, como o de veículos, por exemplo.

O consórcio nada mais é que uma possibilidade de aquisição de bens com menos burocracia, sem necessidade de comprovação de renda e melhores condições de pagamento, diferente de financiamentos comuns.

Isso porque o consórcio consiste em um grupo de pessoas que, mensalmente, contribuem com determinada quantia a fim de arrecadar o valor necessário para a  compra de um bem.

O valor das parcelas mensais, bem como o da carta de crédito e os prazos de pagamento são estabelecidos a partir dos planos escolhidos pelos próprios consorciados. 

Ou seja, você é quem opta pela cota de consórcio que melhor se adequa a sua realidade.

Toda quantia depositada é colocada em um fundo comum ao grupo de consorciados e usada, então, para contemplá-los, fornecendo-lhes acesso às cartas de crédito.

Essa contemplação pode ocorrer através de sorteio ou lance.

No sorteio, os integrantes contam, inteiramente, com a sorte. Já no lance, a intenção é que a maior parte das parcelas sejam quitadas. Logo, quanto maior a oferta, maiores as chances de contemplação.

Ao conseguirem as cartas de crédito, seja por sorteio, lance ou término das parcelas do consórcio, enfim, você poderá adquirir seu imóvel.

É uma das formas que você tem para garantir seu apartamento sem obter dívidas ou pagar altas taxas de juros aos bancos ou financeiras.

Mas as vantagens não param por aqui. Continue a leitura e, no tópico seguinte, entenda por que deve investir em um consórcio imobiliário.

Por que Investir em um Consórcio?

Acima, você pôde conferir como funciona o consórcio imobiliário. Agora, quero mostrar a você porque é vantajoso investir nessa modalidade de aquisição de imóveis.

Além de possibilidades, como o uso do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para lances e pagamentos de parcelas, por exemplo,  há ainda uma série de outros benefícios.

Neste texto, separei para você conferir 5 das inúmeras vantagens que o consórcio oferece àqueles que optam pela modalidade. Confira.

5 Vantagens do Consórcio de Imóveis

  1. Não é necessário valor de entrada.
  2. Livre de juros.
  3. Flexibilidade nos planos e prazos.
  4. Possibilidade antecipada de aquisição do imóvel.
  5. Liberdade para usar a carta de crédito.

Não é necessário valor de entrada

Você deseja investir em um imóvel, mas não dispõe em mãos de um valor para dar de entrada? 

Sem problemas! Diferente das demais modalidades de aquisição de imóveis, o consórcio imobiliário não exige que você dê entrada

Todo o valor negociado e escolhido para o plano é parcelado de modo integral, sem que você precise entregar uma porcentagem antecipada.

Assim, se você já tem reservada a quantia referente à entrada, você pode utilizá-la para reformar seu novo apartamento, como pagamento das parcelas do consórcio ou, ainda, em outras despesas.

Livre de juros

Se você quer ficar livres dos juros e das altas  taxas cobradas pelas instituições financeiras, então, a melhor opção é o consórcio.

Isso mesmo! No consórcio, não são cobrados juros sobre o valor total do crédito nem das parcelas.

Às parcelas, é acrescida somente uma taxa de administração, que é diluída durante o período de duração da carta de crédito, e é consideravelmente inferior às taxas cobradas pelos bancos.

Logo, o custo final de seu imóvel sai por um valor bastante inferior ao que sairia pelo financiamento! É, sem dúvidas, uma modalidade que gera programação e economia para seu bolso.

Flexibilidade nos planos e prazos

A fim de que você encontre o consórcio que melhor se encaixa em seu orçamento, há diferentes possibilidades de planos e prazos.

Ou seja, junto à administração, você define o valor que pretende dispor para compra do imóvel, bem como as parcelas e prazos para pagamento.

Tal facilidade permite ao consorciado planejamento financeiro e, sobretudo, não prejudica seu orçamento mensal. 

Possibilidade de aquisição do imóvel antes do previsto

Como comentamos no início deste post, há outras duas possibilidades de você ser contemplado pela carta de crédito que não apenas a quitação do consórcio.

Você pode ser contemplado através de sorteio ou lance, ou seja, antes do prazo previsto para o término do pagamento das parcelas.

Dessa forma, se não quiser contar apenas com a sorte, você pode ofertar um bom lance, aumentando, assim, suas chances de mudar de casa rapidamente.

Liberdade para usar a carta de crédito

Se está adimplente e tem os documentos exigidos em mãos, você recebe a carta de crédito, a qual pode usar no momento em que desejar, não sendo obrigatório utilizá-la na hora.

Essa carta não precisa ser apenas para compra de um imóvel novo, você pode usá-la, por exemplo, para a compra de um imóvel comercial, reformas ou, até mesmo, pagamento de dívidas.

Contudo, seu uso tem que estar relacionado à categoria imóveis. Não esqueça, porém, de comunicar à administração, para que lhe forneça as informações necessárias à ação.

Agora que apresentei algumas das vantagens oferecidas pelo consórcio imobiliário, diga-me: o que você achou dessa modalidade de aquisição de imóveis?

Comente ou, caso tenha, tire suas dúvidas abaixo. Nossa equipe está pronta para ajudá-lo.

Para mais informações ou para saber mais sobre o consórcio imobiliário, acesse nosso site ou fale com um de nossos atendentes pelo WhatsApp

Ainda, se preferir, venha até nossa sede para conversarmos!

Endereço: Rua Félix da Cunha, 670, Centro, Pelotas.

Autor

Com 34 anos de atuação no mercado imobiliário pelotense, nós, da Fuhro, estamos sempre em busca de melhoria contínua. Queremos oferecer aos nossos clientes e colaboradores oportunidades incríveis de relacionamento. Temos nisto nosso principal objetivo enquanto empresa: fazer de nosso trabalho um atalho para a realização de muitos sonhos. Há 3 anos à frente deste segmento, venho reforçar nosso compromisso em criar uma equipe que transmita aos nossos clientes aquilo que mais cultivamos: experiências incríveis.

Escrever Comentário