A UFPEL, além de oferecer aos estudantes ensino de qualidade, conta com excelente infraestrutura. #PraCegoVer prédio ICH da UFPEL no bairro Porto.

A Universidade Federal de Pelotas é conhecida em todo território brasileiro por seu ensino e dedicação à área da pesquisa, desenvolvimento e inovação em cooperação com outras instituições e universidades do Brasil e de outros países.

Ela é a escolha de muitos estudantes devido à excelência no ensino e infraestrutura, com diversos campus espalhados pela cidade de Pelotas e sua rede de apoio de transporte e alimentação aos estudantes. 

Se você está pensando em optar pela UFPEL para fazer seu curso de graduação, leia este texto para saber mais sobre a universidade e também conhecer os campi e cursos  que a Universidade Federal de Pelotas oferece. Boa leitura!

Saiba Mais Sobre a UFPel

A Universidade Federal de Pelotas foi criada em 8 de agosto de 1969, com a unificação de instituições de ensino superior existentes em Pelotas na época. Com mais de 20 mil estudantes, a UFPel é uma importante referência em diversas áreas de estudo, pesquisa e inovação.

A UFPel possui 97 cursos de graduação, 4 cursos de graduação a distância, 22 cursos de especialização, 48 cursos de mestrado e 31 cursos de doutorado. Além de possuir mais de 17.468 alunos de graduação e 3.491 alunos de pós-graduação.

Atualmente, a Universidade conta com seis campi espalhados por toda cidade, eles abrigam as diversas sedes acadêmicas, onde ficam os cursos de graduação e pós-graduação, entre eles: 

  • campus Porto;
  • campus Capão do Leão; 
  • campus Anglo;
  • campus Norte;
  • campus Saúde/Fragata; 
  • campus Centro; 

Você Já sabe Qual Curso Escolher? 

Sabemos que a escolha da universidade e do curso ideal não é uma tarefa fácil. Para muitos estudantes, essa decisão é um passo importante, cercada de muitos sentimentos, como angústia, ansiedade e esperança de realizar o curso de graduação em uma boa universidade.

Se você gosta da área das ciências humanas, o campus Porto abriga os mais diversos cursos ligados à matéria, como o curso de História, Artes Visuais, Design, Arquitetura, Filosofia etc. Também, nesse campus está localizado o Centro Acadêmico das Engenharias, que acolhe os oito cursos de engenharia disponíveis na universidade.

Faculdade de arquitetura
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAURB) no campus Porto

Já o campus Capão do Leão é o lugar certo se você gosta dos cursos ligados à área da agricultura e pecuária, por exemplo, pois é onde está a faculdade de Agronomia mais antiga do país e também a faculdade de Veterinária. Esse campus também acolhe os cursos ligados à tecnologia, como biotecnologia, e outros como Farmácia, Física, etc, e ainda um dos restaurantes universitários.  

No campus Norte, está a Escola Superior de Educação Física (ESEF), com os cursos de bacharelado e licenciatura ligados ao esporte. E no campus Centro estão os cursos de Direito, Hotelaria, Relações Internacionais, Odontologia e Museologia. Além disso, a UFPel possui o campus saúde, que abriga um dos cursos mais concorridos do país, o curso de Medicina. 

O Campus anglo abriga a reitoria da universidade, um dos restaurantes universitários e também cursos na área de desenvolvimento tecnológico, como o curso de Ciência da Computação, cursos de Letras e Comunicação, Administração, Enfermagem e Nutrição.

Campus Anglo UFPEL
Campus Anglo, que abriga a reitoria da UFPEL e mais de 20 cursos de graduação

Fique ligado

As principais formas de ingresso na universidade são o Sistema de Seleção Unificada (SISU) e o Programa de Avaliação da Vida Escolar (PAVE). Além disso, também há processos seletivos a parte, para públicos específicos, como indígenas e quilombolas, ingressarem no ensino superior e para quem deseja voltar para Universidade ou, ainda, trocar de curso.  

Aqui em nosso blog,  você encontra diversos textos sobre o ENEM e testes vocacionais para auxiliá-lo na escolha do curso certo ou até mesmo como estudar para o ENEM sem curso pré vestibular

Você gostou deste post? Então, comente, abaixo, se você está pensando em estudar na UFPel e compartilhe essas informações sobre o campi da Universidade Federal de Pelotas em suas redes sociais com seus amigos.

Você deseja mudar de bairro com a sua família? Passou na prova do Enem para Pelotas e procura um imóvel para alugar? Acesse o site da Fuhro Souto e confira as casas e apartamentos próximos à universidade que você vai estudar ou no bairro que deseja morar. Se você preferir, faça uma visita ou fale com um dos atendentes pelo WhatsApp. Para a Fuhro Souto, é um prazer ajudá-lo a encontrar o imóvel certo para alugar.

Gonçalves Chaves, 762 – Centro Pelotas/RS.

Ricardo Fares
Autor

Administrador, formado pela Universidade Federal do Rio Grande e com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Atua diretamente na área comercial de aluguéis como Gestor, oportunizando novos negócios e reforçando as soluções que a Fuhro Souto tem a oferecer aos seus clientes e parceiros.

Escrever Comentário