
Você conhece alguém que tenha como sonho livrar-se do aluguel e adquirir uma casa própria, um bem para deixar aos filhos e netos ou, ainda, para poder utilizá-lo como fonte de renda extra?
A casa própria, sem dúvida, é o sonho da grande maioria, inclusive, também pode ser o seu. Contudo, com ele, também surgem muitas dúvidas, tais como aquelas relacionadas ao modo de compra.
Hoje, é possível adquirir um imóvel através de consórcio imobiliário, à vista (modalidade mais rara) e por financiamento, que é o modo mais utilizado.
O financiamento imobiliário, ainda que seja o mais requerido, geralmente, suscita inúmeros questionamentos, e é comum recebermos mensagens sobre como funciona essa modalidade de aquisição de imóveis.
Para ajudá-lo a entender um pouco mais sobre o assunto e alcançar o sonho da casa própria, elaborei este conteúdo com as principais dúvidas de nossos clientes, as quais também podem ser as suas.
Acomode-se no sofá e deixe-me esclarecer suas dúvidas sobre financiamento imobiliário.
Boa leitura.
Entenda Como Funciona o Financiamento
Digamos que você tenha encontrado a casa que há muito tempo estava procurando, mas, infelizmente, não tem em mãos o valor exigido pelo proprietário do imóvel.
Logo, para não perder a oportunidade, você pode optar por financiar o pagamento da casa. Mas, afinal, o que isso quer dizer?
Financiar o pagamento de um imóvel consiste em solicitar a uma instituição financeira o valor que precisa para comprá-lo.
A instituição, por sua vez, avalia seu score e paga parte do imóvel, estabelecendo com você um contrato para que, em parcelas, devolva o valor emprestado.
Contudo, enquanto você não quita o valor, o imóvel fica no nome da instituição que lhe emprestou o dinheiro. O que não o impede, é claro, de morar na casa, contanto que seja adimplente.
Em suma, o financiamento é um contrato de crédito que a instituição financeira concede a você para que consiga adquirir sua tão sonhada casa.
Existem diferentes tipos de financiamentos, que variam de acordo com cada banco. Portanto, você deve ficar atento às facilidades e taxas cobradas pelo seu banco para evitar surpresas.
Para você compreender um pouco mais sobre essa modalidade de compra, continue a leitura deste post e confira as respostas que preparei para as principais dúvidas daqueles que nos procuram a fim de adquirir um imóvel.
Dúvidas Sobre Financiamento de casas

Neste tópico, separei as dúvidas frequentes que recebemos de nossos clientes e que podem também ser as mesmas que você tem em relação ao financiamento imobiliário.
Fique atento às respostas e entenda um pouco mais sobre como funciona o financiamento de casas.
Qual o valor mínimo de entrada para financiar um imóvel?
Você lembra quando coloquei que o financiamento imobiliário consiste em um contrato de crédito em que a instituição financeira lhe empresta parte do valor cobrado pelo imóvel?
Bem, deixe-me explicar melhor. O financiamento cobre apenas parte da quantia cobrada pelo imóvel, o restante do valor você deve oferecer como entrada.
Em geral, as instituições financeiras exigem 30% do valor do imóvel como entrada. Contudo, bancos como a Caixa Econômica Federal realizam financiamentos com porcentagens de até 10%, a depender, é claro, do tipo de imóvel, se novo ou usado, por exemplo.
Como financiar 100% um imóvel?
É improvável financiar 100% do valor de um imóvel, ainda que em programas como o Minha Casa Minha Vida da Caixa.
Todavia, tais programas governamentais permitem às pessoas com baixa renda parcelarem o valor de entrada.
Ainda, caso não realize o financiamento pela Caixa, você pode tentar negociar com a instituição melhores condições de crédito imobiliário, ou seja, melhores taxas e juros para transação.
Qual a renda mínima para financiar um imóvel?
Não há uma regra relacionada à renda familiar e financiamento imobiliário. Contudo, as instituições consideram algumas variáveis a fim de garantir que você não se tornará inadimplente.
Primeiro, você precisa ter um meio para comprovar sua renda familiar mensal, a soma do salário de todas as pessoas que moram com você.
Ao calcular a renda de sua família, a financiadoras estabelecem a regra dos 30%. Isto é, o valor mensal das parcelas do financiamento não pode comprometer mais de 30% de sua renda da familiar.
Dessa maneira, a renda mínima para o financiamento está diretamente ligada ao valor total do imóvel que estiver interessado e, consequentemente, do valor de entrada que der.
Como simular um financiamento?
Como expliquei a você na questão acima, o valor das parcelas do financiamento não podem ultrapassar 30% do valor de sua renda familiar mensal.
À vista disso, você pode acessar o site da instituição em que pretende solicitar o financiamento e simular qual será o valor de entrada, bem como das parcelas e as taxas de juros incluídas na negociação.
A simulação permite que você veja os detalhes do financiamento e escolha o que lhe traga maior benefício.
Abaixo, separei os simuladores de algumas instituições financeiras que podem ajudá-lo na hora de realizar seu sonho da casa própria. Confira:
As dúvidas que você tinha em relação ao financiamento imobiliário foram respondidas? Espero que este texto tenha o ajudado a chegar mais perto de livrar-se do aluguel.
Se você ficou com alguma dúvida, não hesite em fazê-la. Também, não deixe de comentar, abaixo, o que acho deste conteúdo.
Para mais informações ou para saber mais sobre como funciona o financiamento de casas, acesse nosso site ou fale com de nossos atendentes pelo WhatsApp.
Ainda, se preferir, venha até nossa sede para conversarmos!
Endereço: Rua Gonçalves Chaves, 762. Centro, Pelotas.